Pedra na vesícula: conheça as causas, os sintomas e os tratamentos deste problema

A colelitíase, conhecida popularmente como pedra na vesícula, é uma doença do aparelho digestivo caracterizada pela presença de pedras na vesícula biliar. Este órgão tem o objetivo de armazenar a bile, um líquido que ajuda na digestão de gorduras pelo intestino e é produzido pelo fígado.

A bile é formada por diversas substâncias, como colesterol e bilirrubina, e quando o colesterol ou a bilirrubina estão em excesso, o líquido se solidifica, formando os cálculos biliares. Por conta disso, a pedra na vesícula pode ser divida basicamente em dois tipos: as de colesterol e as pigmentares.

As de colesterol, como o próprio nome já diz, são compostas de colesterol solidificado e possuem uma coloração mais amarela-esverdeada. Enquanto isso, as pedras pigmentares são feitas de bilirrubina e são escuras e menores.

Apesar dessa diferença entre os cálculos, os fatores de risco são os mesmos. Entre eles:

• Obesidade;
  • Alimentação rica em gordura;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Sedentarismo;
  • Alto indíce do mau colesterol (LDL);
  • Entre outros.

Sintomas de pedra na vesícula

De modo geral, os cálculos biliares podem não apresentar sintomas, principalmente em sua fase inicial, por isso os exames de rotina, como a Ultrassonografia, podem ajudar no diagnóstico precoce.

Apesar disso, alguns pacientes podem, sim, desenvolver sintomas. Entre os principais, estão:

• Náuseas e vômitos;
  • Dor nas costas;
  • Dor longa e persistente no lado direito superior do abdômen;
  • Má Digestão

Essa dor no abdômen é muito característica, pois costuma aparecer logo após uma refeição e irradiar para as costelas ou para a caixa torácica. Por esse motivo, fique atento a isso.

Tratamento para pedra na vesícula em Brasília

A migração da pedra da vesícula para fora da vesícula pode gerar graves problemas para os pacientes. Essa mudança de localização do cálculo pode provocar diversas complicações.

Por essa razão, o tratamento mais indicado é o procedimento cirúrgico, que pode ser a colecistectomia aberta ou a colecistectomia por videolaparoscópica.

Na cirurgia aberta, é realizada uma incisão no abdômen para a retirada da vesícula biliar e das pedras. Já na videolaparoscópica, os cálculos e a vesícula são retirados por meio de de pequenos cortes na parede abdominal, não sendo necessário um corte grande.

No Centro Digestivo de Brasília, o paciente conta com uma equipe  completa e experiente para a realização desses procedimentos, além de um corpo clínico pronto para atendê-lo de maneira eficiente e individualizada.

Confira no vídeo abaixo a realização de uma colecistectomia por videolaparoscópica feita por nossa equipe.

Colecistectomía – Procedimento completo para retirada da vesícula | Centro Digestivo de Brasília