Hérnia abdominal: saiba quais os tipos e seus principais sintomas

Considerado um problema comum, afetando entre 3% e 8% dos brasileiros, segundo estimativas do Ministério da Saúde, a hérnia abdominal é uma doença relevante de saúde pública e deve ser tratada o mais rápido possível.

A doença ocorre quando um órgão é empurrado por uma abertura no músculo ou tecido que o mantém no lugar, seja por enfraquecimento, afastamento ou a ruptura da musculatura do abdômen. Em geral, a hérnia ocorre entre o tórax e o quadril, mas também pode aparecer na parte superior das coxas e na virilha.

Abaixo, saiba quais são os tipos de hérnia abdominal e seus principais sintomas.

Quais são os tipos de hérnia?

Existem diversos tipos de hérnia abdominal e, por isso, necessitam de tratamentos diferentes. São eles:

Hérnia epigástrica

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

Hérnia incisional

Ocorre na área de uma cirurgia anterior, geralmente porque a região foi enfraquecida ou quando uma incisão cirúrgica infeccionou. Por isso, em geral, afeta pessoas mais velhas.

Hérnia umbilical

Ocorre quando um ponto fraco na barriga permite que um pouco de tecido gorduroso ou intestino atravesse, criando um caroço ou protuberância perto do umbigo. As hérnias umbilicais ocorrem com frequência também em bebês e, na maioria dos casos, cicatrizam por conta própria. Ocasionalmente, entretanto, a cirurgia pode ser necessária nesses casos.

Hérnia inguinal

Ocorre quando há fraqueza no local de inserção dos músculos da parede abdominal nos ossos do quadril, ocorrendo saída da gordura abdominal ou de alças intestinais (geralmente do intestino delgado) através do canal inguinal. Em geral, são mais frequentes em homens, mas também pode afetar as mulheres.

Hérnia femoral

Se assemelha à hérnia inguinal, mas ocorre na porção inferior da virilha, quase no início da perna. Esse tipo de hérnia, por sua vez, é mais frequente em mulheres.

Quais são os sintomas da hérnia abdominal?

Em geral, as hérnias abdominais são visíveis, ou seja, o paciente pode perceber o desenvolvimento de um caroço ou protuberância sob a pele. Os sintomas relacionados às hérnias abdominais podem surgir e desaparecer espontaneamente, voltando a se manifestar de novo.

No entanto, quando alguma víscera se prende ao orifício da hérnia, ocorre um bloqueio da circulação sanguínea na região. Por isso, nesses casos, podem surgir sintomas como:

• Dor intensa;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Náuseas e vômitos;
  • Necrose (em estágios avançados).

Por isso, caso o paciente perceba o sintoma inicial da hérnia, o indicado é procurar ajuda médica imediatamente para, assim, iniciar o tratamento o mais rápido possível e evitar possíveis complicações.

Sobre a Clínica Cirúrgica Taguatinga

Há 36 anos, a Clínica Cirúrgica Taguatinga atende pacientes que buscam por tratamentos cirúrgicos profissionais, a fim de solucionar doenças relacionadas ao aparelho digestivo, bem como cirurgias gerais e torácicas, inclusive de hérnias.  Agende sua consulta no Distrito Federal.